domingo, 23 de março de 2014

Sydney Ópera House‏

Sydney Ópera House‏

Arquiteto

Arquiteto: Jorn Utzon
Nacionalidade: Dinamarquês
Nascido: 9 de abril de 1918
Morreu: 29 de novembro de 2008
Formação: Arquitetura (Royal Academy of Fine Arts)- Copenhagen em 1942.
Movimento: Moderno
Escritório: Fundou em 1950,em que não ia muito bem até vencer o concurso da Òpera de Sydney.

Jorn Utzon o arquiteto da Ópera de Sydney –ícone da arquitetura do século XX ,reconhecida até como Patrimônio Mundial pela Unesco,ganhou o prêmio Pritzker em 2003.Em 1956 foi aberto pela prefeitura local o concurso para o edifício onde  foi escolhido pelo júri do concurso por sua história alcançando as culturas maia,chinesa,japonesa e islâmica ,e algumas outras,incluindo o seu próprio legado escandinavo. Ele combina essas heranças antigas com sua disciplina,um senso de arquitetura como arte,e um instinto natural pelas estruturas orgânicas relacionadas com as condições do local da obra.




Sydney Ópera House


O Sydney Ópera House foi inaugurado em 20 de outubro de 1973 pela Rainha Elizabeth II, perante uma enorme multidão. Um centro de espetáculos de música sinfônica, mas também é um local de exibição de variadas formas de arte, atividades comunitárias dentro destas incluem música contemporânea e clássica, bailado, teatro, dança, cabaré, palestras e programas públicos de larga escala. É uma das atrações turísticas mais visitadas do mundo todo e um símbolo da nação reconhecida internacionalmente, recebe mais de 8 milhões de visitantes e realiza cerca de 2400 eventos por ano. A Ópera é uma obra prima dos finais da arquitetura modernista e um edifício icônico do século XX reconhecida até como Patrimônio Mundial pela UNESCO.


O edifício tem uma altura de 67 m e suas dimensões são de 183 m de comprimento, por 120 m de largura, e sua área de 1,8 hectares, que reúne múltiplas vertentes de criatividade e inovação, tanto na forma arquitetônica como no projeto estrutural. Jorn em parceria com o escritório de engenharia Ove Arup & Partners buscou uma maneira de construir as grandes conchas que cobrem as salas de ópera após muitos testes, o sistema construtivo é de concreto e telhado de concreto pré moldado com nervuras. Foi desenvolvido um projeto com base em seções complexas de uma esfera, isto permitiu a pré fabricação economicamente viável de um conjunto único de moldes.


Em 1964 as conchas pré moldadas foram erguidas e foram revestidas por telhas cerâmicas. Sua forma compreende em três grupos de ¨conchas¨ (Shell) abobadadas.Estas estruturas de conchas são definidas sobre uma vasta plataforma e estão rodeadas por terraços que funcionam como saguões de pedestres.



  
A construção da Ópera era enorme. Mais de 30.000 metros cúbicos de rocha e terra tiveram que ser removidos do local, e para a construção da estrutura em concha foi necessário a maior grua do mundo.O edifício arquitetônico é apoiado em 588 pilares de concreto afundados cerca de 25 m abaixo do nível do mar.

Considerá-se que a Ópera de Sydney foi construída em três etapas resumindo os três principais elementos de sua composição arquitetônica: o pódio (fase 1:1958 á 1961) as conchas abobadadas (fase 2:1962 á 1967) e as paredes de vidro e interiores (fase 3:1967 á 1973). Devido á uma mudança governamental e uma crescente crítica sobre os excedentes custos do projeto, levaram o afastamento de Utzon em fevereiro de 1966. Sendo assim o governo decidiu nomear uma equipe local de  três arquitetos Peter Hall, DS Littlmore e Lionel Todd  para completar as paredes de vidro e interiores. O projeto de Utzon foi alterado muito pouco apenas por dentro em alguns ambientes.

  
 Sistemas construtivos e Materiais usados :


A Ópera de Sydney é uma edifício excepcional. Tem cerca de 1000 divisões, incluindo cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares e numerosas lojas de recordações. A sua forma arquitetônica é composta por três grupos de conchas abobadadas que se entreligam, dispostas sobre um pódio disposto em escadaria e rodeado por passagens largas que funcionam como áreas pedonais.



As conchas estão revestidas com telhas vidradas de cor branco pérola, enquanto o pódio está revestido por painéis de granito reconstituído em tom de terra. As duas salas principais estão dispostas lado a lado, com orientação norte-sul, tendo os seus eixos levemente inclinados. São apoiadas por mullions de aço verticais que se estendem até a foz do conchas, barras de bronze e vidros correm á partir destes mullions para ajudar a suportar as 2000 painéis de vidro onde consiste em duas camadas de vidro unidas por uma camada intercalar de plástico, a fim de reforçar as janelas e proporcionar maior isolamento de som.




Os auditórios situam-se na parte norte alta do pódio para ficarem viradas a sul e de frente para a cidade, com as áreas do palco posicionadas entre eles e os átrios de entrada. As pontas norte sul das conchas encontram-se suspensas sobre paredes vidro de cor de topázio que se projetam na diagonal para o exterior.
A concha mais alta atinge a altura de um edifício de 20 andares acima da água.As estruturas em concha cobrem quase dois hectares e a totalidade do local tem aproximadamente  seis hectares.

Referências Bibliográficas:




Alunos:
Anderson Silva dos Santos – RA 20279938

Camila Menezes – RA 20285006


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