Sydney Ópera
House
Arquiteto
Arquiteto: Jorn Utzon
Nacionalidade: Dinamarquês
Nascido: 9 de abril de
1918
Morreu: 29 de novembro
de 2008
Formação: Arquitetura
(Royal Academy of Fine Arts)- Copenhagen em 1942.
Movimento: Moderno
Escritório: Fundou em 1950,em
que não ia muito bem até vencer o concurso da Òpera de Sydney.
Jorn Utzon o arquiteto da Ópera de Sydney –ícone da arquitetura do século
XX ,reconhecida até como Patrimônio Mundial pela Unesco,ganhou o prêmio
Pritzker em 2003.Em 1956 foi aberto pela prefeitura local o concurso para o
edifício onde foi escolhido pelo júri do
concurso por sua história alcançando as culturas maia,chinesa,japonesa e
islâmica ,e algumas outras,incluindo o seu próprio legado escandinavo. Ele
combina essas heranças antigas com sua disciplina,um senso de arquitetura como
arte,e um instinto natural pelas estruturas orgânicas relacionadas com as
condições do local da obra.
Sydney Ópera House
O Sydney Ópera House foi inaugurado em 20 de outubro de 1973 pela Rainha
Elizabeth II, perante uma enorme multidão. Um centro de espetáculos de música
sinfônica, mas também é um local de exibição de variadas formas de arte, atividades
comunitárias dentro destas incluem música contemporânea e
clássica, bailado, teatro, dança, cabaré, palestras e programas públicos de larga
escala. É uma das atrações turísticas mais visitadas do mundo todo e um símbolo
da nação reconhecida internacionalmente, recebe mais de 8 milhões de visitantes
e realiza cerca de 2400 eventos por ano. A Ópera é uma obra prima dos finais da
arquitetura modernista e um edifício icônico do século XX reconhecida até como
Patrimônio Mundial pela UNESCO.
O edifício tem uma altura de 67 m e suas dimensões são de 183 m de
comprimento, por 120 m de largura, e sua área de 1,8 hectares, que reúne múltiplas
vertentes de criatividade e inovação, tanto na forma arquitetônica como no
projeto estrutural. Jorn em parceria com o escritório de engenharia Ove
Arup & Partners buscou uma maneira de construir as grandes conchas que cobrem
as salas de ópera após muitos testes, o sistema construtivo é de concreto e
telhado de concreto pré moldado com nervuras. Foi desenvolvido um projeto com
base em seções complexas de uma esfera, isto permitiu a pré fabricação
economicamente viável de um conjunto único de moldes.
Em 1964 as conchas pré moldadas foram erguidas e foram revestidas por
telhas cerâmicas. Sua forma compreende em três grupos de ¨conchas¨ (Shell)
abobadadas.Estas estruturas de conchas são definidas sobre uma vasta plataforma
e estão rodeadas por terraços que funcionam como saguões de pedestres.
A construção da Ópera era enorme. Mais de 30.000 metros cúbicos de rocha e
terra tiveram que ser removidos do local, e para a construção da estrutura em
concha foi necessário a maior grua do mundo.O edifício arquitetônico é apoiado
em 588 pilares de concreto afundados cerca de 25 m abaixo do nível do mar.
Considerá-se que a Ópera de Sydney foi construída em três etapas resumindo
os três principais elementos de sua composição arquitetônica: o pódio (fase
1:1958 á 1961) as conchas abobadadas (fase 2:1962 á 1967) e as paredes de vidro
e interiores (fase 3:1967 á 1973). Devido á uma mudança governamental e uma
crescente crítica sobre os excedentes custos do projeto, levaram o afastamento
de Utzon em fevereiro de 1966. Sendo assim o governo decidiu nomear uma equipe
local de três arquitetos Peter Hall, DS
Littlmore e Lionel Todd para completar
as paredes de vidro e interiores. O projeto de Utzon foi alterado muito pouco
apenas por dentro em alguns ambientes.
Sistemas construtivos e Materiais usados :
A Ópera de Sydney
é uma edifício excepcional. Tem cerca de 1000 divisões, incluindo cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares e
numerosas lojas de recordações. A sua forma arquitetônica é composta por três
grupos de conchas abobadadas que se entreligam, dispostas sobre um pódio
disposto em escadaria e rodeado por passagens largas que funcionam como áreas
pedonais.
As conchas estão
revestidas com telhas vidradas de cor branco pérola, enquanto o pódio está
revestido por painéis de granito reconstituído em tom de terra. As duas salas
principais estão dispostas lado a lado, com orientação norte-sul, tendo os seus
eixos levemente inclinados. São apoiadas por mullions de aço verticais que se estendem
até a foz do conchas, barras de bronze e vidros correm á partir destes mullions
para ajudar a suportar as 2000 painéis de vidro onde consiste em duas camadas
de vidro unidas por uma camada intercalar de plástico, a fim de reforçar as
janelas e proporcionar maior isolamento de som.
Os auditórios
situam-se na parte norte alta do pódio para ficarem viradas a sul e de frente
para a cidade, com as áreas do palco posicionadas entre eles e os átrios de entrada. As
pontas norte sul das conchas encontram-se suspensas sobre paredes vidro de cor
de topázio que se projetam na diagonal para o exterior.
A concha mais
alta atinge a altura de um edifício de 20 andares acima da água.As estruturas
em concha cobrem quase dois hectares e a totalidade do local tem
aproximadamente seis hectares.
Referências Bibliográficas:
Alunos:
Anderson Silva
dos Santos – RA 20279938
Camila Menezes –
RA 20285006
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