Sobre o MAM:
Está localizado no aterro do Flamengo,
junto a orla da baía de Guanabara na área central do Rio de Janeiro. O edifício
foi projeto por Affonso Eduardo Reidy (1904 – 1964) em 1954, com o paisagismo
de Roberto Burle Marx (1909 – 1994). A implantação do aterro do Flamengo foi
uma importante obra urbanística na capital federal. Em 1948 foi instalado
provisóriamente instalado na dependências do Banco Boavista, trasferindo – se
depois para o Ministério da Educação e Saúde (atual Palácio Capanema).
Tipos de estrutura:
- Estrutura esbelta
- Vãos = 26 metros entre os apoios
- 14 pórticos estruturais
|_ estruturas isostáticas -> Condições mínimas suficientes para a estabilidade
|_ estruturas hiperestáticas -> Condições mais do que suficientes para a
estabilidade = estrutura mais esbelta
- Hipoestática - menos estática
- Engastamento - unir a viga ao pilar
- A fundação do MAM apresenta um baldrame que absorve as forças horizontais e,
que é sustentado por fundações mais profundas que conduzem os esforços
verticais para o solo.
- O MAM foi construído sobre um aterro, em outras palavras foi despejado terra no
local onde antes existia o mar (Aterro do Flamengo), por isso se reduziu ao
máximo os esforços horizontais.
Estrutura
vazada e transparente
Materiais Utilizados:
Concreto armado constituído por pórticos
sucessivos que elevam o corpo da construção do solo. Esses pórticos sustentam a
laje do primeiro pavimento por meio de um apoio indireto, uma espécie de mão –
francesa integrante do pórtico.
Como se sabe o pórtico é um sistema
estrutural composto de barras rigidamente ligadas nos nós. É por si só, uma
forma de vencer grandes vãos com dimensões menores que as das vigas
simplesmente apoiadas. Neste edifício, a proposta de apoio indireto da
estrutura do primeiro piso cria um momento na base do pórtico que reduz os
esforços ao longo da viga. As lajes intermediárias e de cobertura são
atirantadas à viga.
A figura 16 mostra como os esforços de
flexão no pórtico do edifício são atenuados pelo desenho, em comparação com o
outro pórtico (figura 17) destituído desses elementos.
Sistema Construtivo:
·
Preocupação
para não perturbar a paisagem;
· Horizontalidade
em contraposição ao desenho das montanhas;
· Estrutura
vazada e transparente;
· A
natureza circundante participava do espetáculo;
· As
estacas são superiores a 20 metros;
· Em
1955 foi cravada a ultima estaca.
Execução:
·
Os pórticos são ligados por meio de duas abas de concreto, com aproximadamente 8 metros de argura;
Os pórticos são ligados por meio de duas abas de concreto, com aproximadamente 8 metros de argura;
·
A
estrutura do corpo principal é constituída por 14 pórticos em concreto armado;
·
São
espaçados de 10 em 10 metros, vencendo um vão de 26 metros;
Projetistas Envolvidos:
Eduardo
Affonso Reidy (Arquiteto)
Carmen
Portinho (Engenheira)
Roberto
Burle Marx (Paisagista)
Localização:
Localiza-se na cidade do Rio de
Janeiro, na região do Aterro do Flamengo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont. O
edifício está inserido em uma localização privilegiada.
Caminho das forças:
Curiosidades:
A iluminação natural confere um
sentido de vida e movimento aos espaços, beneficiando as obras expostas da
variedade de sensações que a luz diurna proporcione. Quando zenital a luz é
difusa e uniforme; não há sombras, não há relevo, o ambiente torna –se neutro,
inexpressivo. Quando lateral, dá direção ao espaço e relevo aos objetos
proporcionando ao visitante a
possibilidade de contato visual com o exterior, porém um sistema rígido e
exclusivo limitaria a liberdade de mostrar, sobre as melhores condições que
eventualmente possam vir a ser valorizada com iluminação zenital ou mesmo
artificial.
A iluminação artificial é
evidentemente indispensável, não só para a noite, como para a exibição de
objetos que possam ser prejudicados pela luz solar, como desenhos, tecidos etc.
A qualidade da luz é um outro ponto de importância em um Museu de Arte. A luz
incandescente é rica em raios vermelhos e alaranjados que modificam os aspectos
de certas cores.
Para o MAM foi projetado um sistema
muito flexível: O teto do museu será guarnecido com placas translúcidas de um
plastico com vinil , nas quais difundirão a luz emitida por tubos
fluorescentes, proporcionando uma iluminação suave ao ambiente. A superfície
luminosa, constituída por rasgos transversais, onde serão fixados refletores de
luz incandescente, equipados com lentes apropriadas, para que não produzem
reflexo ou ofuscamento ao visitante.
Fotos:
Fontes:
Chiara
Fernando Kemily, histeo dec ufms:
Rebello, Y. C. P., Bogea, M. V.
& Lopes, J. M. A., "Arquiteturas da
Engenharia ou Engenharias da
Arquitetura", Editora Pini Ltda.,
São Paulo, 2006.
http://rioshow.oglobo.globo.com/exposicoes/exposicao/museu-de-arte-moderna-mam-239.aspx#
http://mamrio.org.br/museu/apresentacao/
Alunos:
Gabriel Bahia RA: 20276116
Gabriel Ferrari RA: 20114721
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