quinta-feira, 13 de março de 2014

Ponte Juscelino Kubitschek



Tipo de estrutura: A estrutura da ponte possui quatro apoios submersos no Lago Paranoá, com três arcos assimétricos que foram colocados em formas cruzadas, sendo sustentados por meio de estais de aço tensionados, três tabuleiros com vão de 240 metros cada um e altura de 62,70 metros acima do nível do lago.
Como os arcos de sustentação da ponte se encaixam diagonalmente nos pilares de sustentação, era fundamental um solo estável, no qual foi encontrado a uma grande profundidade do Lago Paranoá, já que a ponte está localizada sobre uma falha geológica. Os mergulhadores desciam até 60 metros de profundidade para colocar as estacas e encontraram 17 tipos diferentes de solo (entre eles, o quartzito, o terceiro mineral mais duro). Além disso, os arcos geraram um esforço horizontal de 3.500 toneladas-força, jamais visto pela engenharia humana. 
Para sua construção foram utilizados 38.900 m3 de concreto, 12.067 toneladas de aço, na estrutura principal e 1.309 toneladas na estrutura auxiliar para a construção da ponte.
Materiais usados: Construídos com aço SAC-50


                                          Detalhes dos Arcos

Detalhe de Corte da Planta

Execução: Via Engenharia e Usiminas
Projetistas envolvidos: Arquitetura, partido estrutural e formal- Alexandre Chan; Projeto de engenharia e cálculo-Mário Jaime dos Reis Vilaverde, Filemon B. de Barros e Piotr Slawinski.
Localização: Brasília-DF.
                                           Implantação
Caminho das forças: Seu percurso em planta tem arcos com raio de 3.150 m. São três arcos centrais, cada um deles com vão de 240 m, que fazem o percurso em diagonal sobre o tabuleiro.
 Curiosidades: A ponte sobre o lago Paranoá liga o Setor de Clubes Esportivos ao de Habitações Individuais Sul, atendendo às cidades de Paranoá e São Sebastião.
É um mirante de onde se descortinam o horizonte e o pôr-do-sol da capital federal. A monumentalidade estrutural busca, ainda, a emoção do usuário, quando os arcos cruzam diagonalmente e em sequência o espaço aéreo do tabuleiro.

Inicialmente orçada, em 1998, em R$40 milhões, estima-se que o custo total de construção foi de R$ 160 milhões. Sua beleza arquitetônica resultou num projeto estrutural de grande complexidade, mas apesar do custo adicional, o Governo do Distrito Federal considerou indispensável que a ponte estivesse ao nível da monumentalidade com que Brasília foi projetada.
                                          Google Street View- Ponte JK

 Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a ponte rapidamente virou mais um ícone de Brasília estampado em cartão postal, especialmente à noite, quando sua teatralidade fica ainda mais em destaque. Devido a qualidades estéticas e harmônicas ambiental da Ponte JK, Alexandre Chan, recebeu em 2003 a Medalha Gustav Lindenthal, outorgada pela Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia- EUA, por causa deste prêmio, a estrutura ficou conhecida como a ponte mais bela do mundo. A ponte também foi vencedora do Prêmio Abcem 2003 – Melhores Obras com Aço do Ano, na Categoria Pontes e Viadutos, outorgado pela Associação Brasileira da Construção Metálica.

Referências Bibliográficas:
CHAN, Alexandre. Terceira ponte sobre o lago Paranoá, Brasília. Disponível em: http://arcoweb.com.br/finestra/arquitetura/alexandre-chan-ponte-lago-paranoa-01-01-2003. Acesso em: 10 de Março de 2014.

WBrasília.com. Lago Paranoá. Disponível em: http://www.wbrasilia.com/lagoparanoa/lagoparanoabrasiliadfbrasil.htm. Acesso em: Acesso em: 10 de Março de 2014.
Educacional. A Ponte Juscelino Kubitschek. Disponível em: http://www.educacional.com.br/especiais/brasilia/pontejk.asp. Acesso em: 11 de Março de 2014.

- Trabalho realizado em trio pelo seguintes componentes:
Janaina Nichele        RA:20271541
Larissa Ramos        RA: 20360448
Rafaela Mariano       RA: 20287106

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