quinta-feira, 1 de maio de 2014

Aço na construção civil

Camila Leone - 20290662
Gabriel Peres - 
Guilherme Leme - 20194217
Gustavo Manzoli - 20159710
Vitor Mourão - 20396032

Com o avanço da indústria e do estudo de novos materiais e compósitos foi verificado que o aço (composição básica de ferro e carbono), apresentava uma grande vantagem em relação a outras ligas quando aplicado na construção civil.


  • Vantagens: Ao contrário do concreto que é moldado em função das formas, o aço estrutural já é solicitado com a exatidão do projeto. Em construções onde se necessita um retorno rápido do investimento, como hotéis por exemplo, a velocidade da construção é bem maior do quando realizado com concreto e por consequência o retorno financeiro também.


  • Desvantagens: Embora a utilização de peças metálicas proporcione velocidade na construção, se faz necessária a utilização de uma equipe técnica qualificada, pois caso hajam erros na execução, peças podem ficar perdidas ocasionando um custo consideravelmente maior. 


O uso do aço proporcionou uma revolução nos padrões arquitetônicos, não só pelo tamanho das estruturas que agora eram possíveis, mas principalmente pelo melhor aproveitamento do espaço. Com estruturas metálicas, menos pilares são necessários para sustentar a construção, dessa maneira mais espaço útil é possível no interior das construções.
O Prédio do Museu de Arte de São Paulo (MASP) é um exemplo do concreto armado na construção. Seu projeto foi muito ambicioso e continha o maior vão livre da época, 76 metros, e isso só foi possível pela utilização de estruturas de aço juntamente com concreto



  • http://www.industriahoje.com.br/o-aco-na-construcao-civil
  • http://www.infoescola.com/engenharia-civil/estruturas-de-aco/
  • http://www.acosglobo.com.br/acos-para-construcao.html
  • http://www.setorvidreiro.com.br/o-que-procura/detalhe.php?id=413&pg=10

Nenhum comentário:

Postar um comentário