segunda-feira, 28 de abril de 2014

Corrosão de Armaduras

Uso do Aço na Construção Civil

Corrosão de Armaduras

Corrosão do Aço. Fonte: http://www.clubedacasa.com.br/blog/index.php/tag/vigas/
  Como todo o material usado na construção civil a ser empregado, o aço, um material de uso recente, aliado à pedra, ou concreto, exige cuidados para evitarem-se desastres na construção civil.   Para um material de construção ter qualidade ele deve unir a resistência e durabilidade. No caso do concreto armado, o concreto, se comporta com alta resistência à compressão, porém, defasado em resistência à tração, o que já se encontra no aço com o aspecto, porém, de que se exige nele uma cuidadosa proteção, pois, é um material que pode vir a sofrer corrosão. Uma união do concreto com o aço pode corresponder às necessidades construtivas, tanto de compressão quanto de tração além do aspecto de proteção do concreto, cimento do concreto, com relação à corrosão do aço. Para que tal proteção ocorra, porém, se faz necessária a devida cobertura do aço pelo concreto.

Processos de corrosão do aço do concreto armado

  Podemos resumir a dois, os principais processos de corrosão nas armaduras de aço para concreto armado, oxidação e corrosão.
  Na oxidação, ocorre uma reação gás-metal, com a formação de uma película de óxido, ocorre de forma lenta, quando em temperatura ambiente e não provoca deterioração substancial das superfícies metálicas, com exceção de existir gases de extrema agressividade no meio. Já na corrosão por corrosão propriamente dita, ocorre por um fenômeno natural eletroquímico, e em meio aquoso, quando ocorre umidade do concreto ou quando o aço é mal armazenado ainda no canteiro de obras, um tipo de corrosão mais preocupante em obra.

Espaçadores para prevenção de corrosão


Espaçadores Coluna e Viga. Fonte: http://www.moldimplas.com.br/2010/noticias/espacadores-coluna-e-viga

 Através de espaçadores, podemos posicionar a armadura durante a concretagem de forma a garantirmos o cobrimento do concreto de uma forma eficaz e segura e assim, evitarmos a corrosão do aço. Eles podem ser metálicos, plásticos ou em argamassa.

Diferentes tipos de espaçadores

Exemplo de uso de um espaçador. Fonte: http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/62/espacadores-para-armadura-entenda-as-funcoes-de-cada-tipo-292700-1.aspx


Caranguejo: são confeccionados em barras de 10mm CA50 ou CA25  e servem tanto para separar as armaduras quanto para garantir o posicionamento da tela superior da laje projetada e para suportar estruturas mais leves, como o radier.

Pastilhas argamassadas: podem ser confeccionadas no próprio canteiro e servem para o cobrimento de telas soldadas inferiores em placas de concreto.

Cadeirinha: serve para espaçar a armadura inferior da fôrma e a armadura positiva da negativa em situações com laje de pequena espessura.

Centopéia: tem a mesma função das cadeirinhas, porém, de comprimento maior, e assim, reduzindo o consumo de peças por metro quadrado.

Espaçador linear: é fornecido em diversas alturas para separar a armadura positiva da negativa.

Espaçador treliçado: com comprimento de 2 metros, é mais produtivo e, geralmente, uma solução em questão de custo.

Espaçador com entrada radial: indicado para armaduras pesadas como, por exemplo, em sapatas e blocos de fundação, possui formato circular e pode ser incluído com a armadura montada.

Espaçador circular: peças plásticas em diferentes perfis e podem ser encaixados com a armadura já montada ou não e recobrem várias espessuras.
Espaçador linear com fixação: de material plástico, é indicado para espaçar malhas duplas e paredes.

Webgrafia:


Alunas:

Euridice Saltini                                R.A.: 20297202
Giselle Pinheiro e Silva                    R.A.: 20249922
Ingrid Montone Traldi                     R.A.: 20028057
Renata Rodrigues de Souza Cruz    R.A.:20558839
Sthefany Rodrigues                         R.A.: 20297321

Nenhum comentário:

Postar um comentário