Sistemas Holedeck
Sara Paranhos RA 20268357 - Natalia Precioso RA 20599003 - Clarissa Simões
Construção de sistemas
INOVAÇÃO – NOVO SISTEMA CONSTRUTIVO ECONOMIZA ALGUNS CENTÍMETROS POR ANDAR
Criado pelo Alarcon+Asociados este novo sistema permite que seja construído um edifício de 6 andares ocupando o volume de 5.
Desenvolvido para vencer grandes vãos, é indicado para hospitais e escolas a HOLEDECK é um sistema de laje de concreto vazada que pode acomodar cabos, canalização ou dutos de ventilação.
O novo andar chamado HOLEDECK é patenteado lajes leves que permitem a passagem de instalações. Seu uso envolve a redução de volume de concreto construído consumo e emissões de carbono.
Sustentabilidade, Ecologia e Bioclimática: HOLEDECK
O sistema é um forjado HOLEDECK bidirecionais perfurações hospedeiras suscetíveis de espessura, todas as comodidades. O sistema responde a um problema que é comum nesses edifícios, como hospitais, escritórios e centros comerciais, precisa de ambos borda da laje importante para cobrir grandes vãos estruturais e uma câmara para a realização de instalações.
Esta redundância impede HOLEDECK espessuras usando uma solução de reforço da laje de betão oco realizada no local, e perfurado para permitir que os espaços possam conter todos os tipos de tubos e cabos, de modo que possam evitar os tetos falsos e grandes câmaras que lhe estão associados. Através desta integração entre a estrutura de apoio e instalações que você pode ganhar para cada cinco pisos, mais um, reduzindo-se fachada superfície exposta e, assim, as perdas de energia.
Esta situação é agravada economia de material e de simplificação de linhas de montagem, uma vez que estes podem ser anexados ou colocados diretamente sobre as costelas plataforma, distribuído no plano horizontal, instalações são totalmente de gravação desde o seu superior e inferior do rosto. O sistema é apresentado com uma modulação de 80 cm entre os eixos das nervuras, de modo que pode adaptar-se simplesmente a instalações de sistemas convencionais de modulação. Holedeck .
Nova laje Holedeck
Sistemas alternativos de SERVIÇO
Como acima referido, o sistema pode utilizar sistemas de serviços específicos (sistemas sob medida) ou sistemas apenas padrão como os projetados para tetos de 60 cm modulada.
Para além das aberturas nas duas direções do plano horizontal, o que permite uma disposição isotrópica ao longo de todo o plano da placa, o sistema pode ser não só facilmente acedido a partir abaixo, mas também a partir de cima com um sistema de pisos elevados, ou pequeno-passageiras peças para cabos (desde que os regulamentos da acústica e fogo permitir).
Quando exigido, o ar é distribuído através de difusores igualmente incorporados na extremidade oca da laje.
O sistema admite unidades interiores de ar condicionado convencionais de módulos de 60x60.
A parte inferior da laje nervurada pode ser deixada a descoberto ou de um teto suspenso removível pode ser usado.
Ventilação e ar condicionado
Ar pode ser distribuído através das condutas de semi-flexíveis convencionais ou através de um sistema de câmara de pressão, o que exige um teto suspenso selado e removíveis, fechaduras nas janelas laterais.
ABCD
MODELO A : distribuição de ar da tubulação (diâmetro variável), para as necessidades de baixa ventilação.
MODELO B : Tubo (diâmetro variável) / distribuição de ar combinado Plenário, para as necessidades de ventilação médios.
MODELO C : distribuição de ar por sessão parcial, para as necessidades elevadas de ventilação.
MODELO D : distribuição de ar sessão total para necessidades máximas de ventilação.
HOLEDECK oferece fácil limpeza por ventilação, Graças ao registo, é excelente contra a síndrome do edifício doente.
GARAGENS
HOLEDECK permite a extração de ar de alto volume por sessão. Portanto, é adequado para garagens e outros edifícios industriais com elevadas necessidades de ventilação.
Serviços de eletricidade / telecomunicações
Portanto, serviços mecânicos, cabos, fiação e alimentação elétrica pode ser incorporado em condutas pelo chão ou dentro de um sistema de placas planas removíveis.
Também é possível colocá-los dentro de um teto falso e, assim, estariam completamente acessível pela remoção.
Instalação de sistemas radiantes
Irradiando sistemas ou de sistemas de teto mesmo frio pode ser instalado debaixo do chão incluídas na camada de compressão da laje.
Formas
Durante a construção
Logytel I+D / Alarcón + Asociados
Cortesia de Alarcón + Asociados, Pablo Cruz, Luis García Craus
Architects: Alarcón + Asociados
Location: Avenida Punto Es, 4, 28805 Alcala de Henares, Madri, Espanha
Arquiteta Associada: Cristina Álvarez
Área: 4700 m²
Location: Avenida Punto Es, 4, 28805 Alcala de Henares, Madri, Espanha
Arquiteta Associada: Cristina Álvarez
Área: 4700 m²
Project Year: 2012
Photographs: Courtesy of Alarcón + Asociados, Pablo Cruz, Luis García Craus
Photographs: Courtesy of Alarcón + Asociados, Pablo Cruz, Luis García Craus
Colaboradores: Sara Rojo, Pablo Cruz, Carlos Tomas
Quantitativos: Jose María Rife Beltrán
Engenharia Estrutural: Jorge Conde, IDEEE
Instalações: Manuel Aranda
Cliente: Logytel
Quantitativos: Jose María Rife Beltrán
Engenharia Estrutural: Jorge Conde, IDEEE
Instalações: Manuel Aranda
Cliente: Logytel
Um fabricante de sistemas de segurança eletrônica queria um edifício "exclusivo e bioclimático" para sua nova sede em Alcalá de Henares, nordeste de Madri. O escritório Alarcon Associados propôs um projeto em que a forma (expressiva) e a função (climática) funcionassem juntas. O cliente sendo também o proprietário do edifício pode explicar sua ousadia em endossar um projeto tão pouco convencional.
Sombras
Rumo ao topo da edificação, as lajes de concreto moldadas in loco pintadas em vermelho conformam um balanço bastante grande. Estes reduzem o ganho solar direto na fachada em cerca de 90%, fazendo com que as cortinas móveis tornem-se desnecessárias. Neste edifício, pela primeira vez, os arquitetos usaram um sistema de piso desenvolvidos por eles, chamado HOLEDECK, com espaços ocos integrados, nos quais todas as instalações podem ser passadas. Isso economiza cerca de 50 cm de altura do pé direito, por evitar os forros. Com seus enormes vãos de 12 metros entre os pilares e sua simetria quase completa, somente quebrado pelas escadas ao ar livre na fachada sudoeste, os pisos de escritórios, com 1.000 m², podem ser organizados sem restrições. A fachada feita de madeira têm uma percentagem de 50% de vidro e painéis opacos com 100 milímetros de isolamento de lã mineral . No exterior, estes são confrontados com alumínio anodizado de cor dourada, de 0,8 mm e, no interior, com painéis de carvalho.
O particular desse edifício são os contrafortes diagonais em suas linhas de centro e cantos, que continuam sobre os pilares poderosos, com seções transversais em forma de V. Todos os dutos de ar verticais, bem como os trocadores de calor para o consumo e ventilação, estão contidos dentro dessas estruturas, que os arquitetos chamam de "nariz" do edifício. A entrada de ar é aspirado de cima do telhado, em seguida, enviados subterraneamente através de oito tubos de terra (um por pilar, cada um de 180 metros de comprimento) e, finalmente, volta através do pilar para os níveis do escritório. O ar de exaustão também flui através dos pilares e depois ao longo do telhado. Devido ao pré-condicionamento do ar e da ventilação cruzada noturna automática, nenhum sistema de ar condicionado convencional foi necessário. Para aquecer os quartos, as lajes de concreto podem ser ativadas termicamente por meio da tubulação embutida. O calor é fornecido principalmente por coletores solares no telhado, com uma caldeira a gás que serve como back-up do sistema.
Os arquitetos calcularam que o edifício consome 40% menos energia do que um edifício convencional para a iluminação. A ausência de persianas móveis e o sombreamento proporcionado pelos balanços da laje de concreto, dizem eles, deve ajudar a minimizar o uso de luz elétrica durante o dia. A iluminação artificial é fornecida exclusivamente por luminárias LED com uma iluminação básica de 200 lux, mas o brilho pode ser aumentado em espaços de trabalho para até 500 lux, se necessário.
Referencias Bibliograficas
http://arqdesignunivali.wordpress.com/2012/10/17/inovacao-novo-sistema-construtivo-economiza-alguns-centimetros-por-andar/
Nenhum comentário:
Postar um comentário